AÇÕES SOCIAIS

responsabilidade
social da toyota

Hospital Josina Machel

Hospital Josina Machel é o nome pelo qual ficou a ser conhecido o antigo Hospital Maria Pia construído no século XIX. Este hospital foi completamente remodelado com a ajuda do Japão, cujo objectivo da sua doação, através da Toyota de Angola, foi o de criar um novo edifício para aliviar a pressão existente nos blocos de urgência. Um novo prédio com três andares foi construído para um funcionamento de 24H de atendimento ao público.

A Toyota de Angola foi o único doador, e com base num projecto pertencente ao hospital, fez um concurso para escolher o empreiteiro para a construção civil. Também contratou outra empresa para a gestão da construção, que fez a fiscalização da obra, o controlo de materiais de construção, o processamento dos relatórios sobre o andamento do trabalho e a verificação e confirmação da facturação do contratante.

O projecto foi concluído em 2009.

Hospital Pediátrico David Bernardino

O Hospital Pediátrico David Bernadino é um hospital público pediátrico que foi criado em 1995. Com a evolução do departamento de pediatria (Bloco 1) do Hospital Josina Machel, em 1999, um segundo bloco foi lançado, com a necessidade de um terceiro bloco.

Este bloco foi construído com 4 andares numa área de 360 m2 que inclui: Um armazém, enfermaria para desnutrição, enfermaria para meningite, sala de isolamento, centro de diagnóstico (endoscopia, ECG, EEG , etc) e um centro de Pós-graduação da capacidade dos leitos hospitalares de 12%. Este projecto teve como objectivos aumentar a capacidade de atendimento hospitalar e permitir uma melhoria da qualidade do serviço prestado, não só para os pacientes, mas também para os estudantes de pós-graduação de medicina.

Grupo da Amizade

O Grupo da Amizade é uma associação não governamental formada pelas esposas dos embaixadores acreditados em Angola, que suportam uma grande quantidade de instituições sociais. A Toyota de Angola patrocinou o Grupo da Amizade com 150.000,00 USD para a abertura de uma farmácia no Hospital Pediátrico David Bernardino, para que as crianças de famílias mais carenciadas tivessem acesso aos medicamentos por um preço simbólico.

Centro de Estudos do Deserto
Pavilhão de Artes e Ofícios

O Centro de Estudos do Deserto é uma associação não governamental científica formada por voluntários e fundada a 25 Maio de 2007, com sede no Tômbwa, na província do Namibe. Tem como principais objectivos: contribuir para o estudo das áreas de deserto (deserto do Namibe);
A protecção dos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável da região; a edição de publicações científicas; a promoção de debates, seminários, workshops e desenvolvimento de acções educativas nos domínios técnico, ambiental, turístico e de saúde.
A Escola de Artes e Ofícios é uma escola de artes e artesanato. A Toyota de Angola patrocinou 50% do custo total da construção da escola e o Governo da Província do Namibe apoiou com outros 50%.
A intenção desta escola foi dotar a população local de habilidades (formar electricistas, mecânicos, pedreiros, moldadores, carpinteiros e outros) para evitar que a população local migrasse e abandonasse a área.

Japan Mine Action Service

JMAS (Japan Mine Action Service) é uma ONG japonesa cuja actividade é localizar e desactivar minas e bombas. Por solicitação do governo japonês começaram a implementar esta actividade em Angola com o apoio da TTC-Toyota Tsusho Corporation e da Sumitomo Corp. A Toyota de Angola agiu em nome da TTC doando 3 veículos, incluindo manutenção e reparação. Também se responsabilizou em arranjar alojamento e motoristas, até que a JMAS contratasse os seus próprios motoristas. A limpeza dos campos e estradas de minas e bombas permite a livre e segura circulação de pessoas, bem como o desenvolvimento de projectos agrícolas e industriais. Angola é, juntamente com os países asiáticos, como o Camboja e Laos, um dos países com mais minas e bombas não detonadas do mundo.